O diagnóstico precoce da cardiopatia congênita durante a gravidez, propicia a oportunidade do período pré-natal ser compartilhado com um especialista em cardiologia pediátrica, em caso de suspeita de cardiopatia congênita.
O principal objetivo desse acompanhamento diferenciado é permitir a investigação detalhada do possível diagnóstico do bebê, e também de outras comorbidades que podem estar associadas.
Essas informações são cruciais para a saúde do bebê, pois propiciam:
Na Clínica Foronda, você possui todo o suporte no período pré-natal, durante e após o parto, para o nascimento seguro do seu bebê.
As cardiopatias congênitas são alterações da estrutura e/ou da função cardíaca, que ocorrem durante o período de formação do coração do bebê, nas 8 primeiras semanas de gestação. Já as cardiopatias adquiridas surgem após o nascimento, e estão relacionadas a fatores externos como infecções, patologias sistêmicas, rotinas sedentárias, etc.
O Cardiologista Pediátrico é o médico que irá atuar em todas as doenças cardíacas congênitas, desde o feto até a fase adulta. Na Clínica Foronda, realizamos o acompanhamento especializado de maneira individualizada, oferecendo:
O Dr Gustavo Foronda, além de anos de experiência como médico e como chefe de diversos serviços, dentre os principais hospitais de referência do país, tem como diferencial sua contínua atualização sobre as melhores evidências científicas, visando oferecer um tratamento de alta qualidade e excelência para os seus pacientes.
A escolha do tratamento do paciente com cardiopatia congênita irá depender de diversos fatores, tais como:
O tratamento cirúrgico da cardiopatia congênita modificou a história natural da doença e com isso, possibilitou que pacientes com maior complexidade sobrevivessem com qualidade de vida.
Atualmente, além da cirurgia, o tratamento percutâneo é uma possibilidade menos invasiva em diversas situações. É realizado através da inserção de um catéter em uma veia ou artéria, que chega até o coração e faz as correções necessárias.
O objetivo do tratamento cirúrgico e/ou percutâneo pode ser:
Curativo: irá realizar as modificações necessárias no coração para o seu funcionamento normal.
Paliativo: algumas cardiopatias não possuem procedimentos que reparam de forma definitiva as malformações do coração. Nesses casos, existem intervenções que possibilitam que o coração exerça sua função da melhor forma possível, no entanto, irá precisar de outros procedimentos no decorrer da vida.
Um fator de extrema importância é o conhecimento e preparo do profissional para fazer a indicação do procedimento invasivo certo e no momento correto. Por isso, a escolha do cardiologista pediátrico que irá acompanhar seu filho é extremamente importante.
Além disso, os procedimentos indicados pelo Dr Gustavo são realizados pelos melhores cirurgiões e hemodinamicistas.
A assistência pré-operatória é essencial para o sucesso da cirurgia. O objetivo é obter as informações necessárias para tomada de decisão, a fim de proporcionar uma cirurgia segura através de:
Além disso, identificar quais são os potenciais fatores que podem aumentar o risco de complicações durante e após o ato cirúrgico é primordial, pois dessa forma, conseguimos minimizar esses fatores e consequentemente potencializar o sucesso do procedimento.
A Clínica Foronda possui um protocolo de assistência pré-operatória que está disponibilizado na aba Pesquisa/Qualidade. A necessidade de elaboração deste documento, é termos sempre as melhores evidências científicas para proporcionar um atendimento de alta qualidade e eficiência.
Todos os procedimentos cirúrgicos e hemodinâmicos, quando indicados, são acompanhados pelo Dr Gustavo e sua equipe.
O trabalho em conjunto com a equipe cirúrgica faz a diferença na recuperação do paciente, pois cuidados e medidas são tomadas de forma imediata durante o procedimento, seja cirúrgico ou hemodinâmico, a fim de se obter um melhor resultado no pós-operatório.
Após o término da cirurgia, o paciente é encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para realizar os cuidados pós-operatórios. A partir desse momento até a alta, o cuidado minucioso faz toda a diferença para a recuperação, sendo imprescindível a assistência de uma equipe médica altamente especializada e experiente em cardiologia pediátrica.
Pensando nisso, o Dr Gustavo Foronda a fim de proporcionar um cuidado individualizado, possui uma equipe de médicos cardiopediatras competentes, que são responsáveis em dar o apoio necessário durante toda a internação e em todos os dias da semana. Assim, as condutas são tomadas por profissionais especializados, visando a rápida recuperação do paciente.
Existem diversos dispositivos circulatórios mecânicos (máquinas que são ligadas ao paciente, fazendo as funções do coração e do pulmão), que foram e vêm sendo desenvolvidos com o intuito de auxiliar o funcionamento do coração de forma temporária ou até mesmo definitiva.
Há várias situações diferentes para a indicação, como: fila de transplante cardíaco, insuficiência cardiopulmonar importante, falência de múltiplos órgãos, pós-operatório de cirurgia cardíaca, etc.
Com o uso desses dispositivos, bebês e crianças que não respondem ao tratamento intensivo, conseguem manter boas condições hemodinâmicas até a recuperação dos seus órgãos, e isso faz com que aumente a sobrevida em casos gravíssimos.
O Dr Gustavo Foronda é especialista em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) pela University of Alberta, e possui um amplo conhecimento em assistência circulatória mecânica, sendo reconhecido pela sua expertise.
Cardiopatias congênitas complexas, são as cardiopatias com vários defeitos cardíacos associados, que fisiologicamente tem um funcionamento peculiar, e, portanto, tanto o manejo clínico quanto a correção cirúrgica necessitam de experiência e conhecimento diferenciados.
Esses pacientes precisam de um acompanhamento individualizado, para identificação precoce das complicações e alterações fisiológicas esperadas, e também complicações inesperadas. Além disso, em muitos casos há a necessidade de mais de uma intervenção cirúrgica ou hemodinâmica.
O suporte educacional para a família é essencial, pois permite um maior conhecimento sobre os aspectos da saúde da criança, refletindo no cuidado e na adesão do tratamento.
O Dr Gustavo Foronda, é o médico idealizador e responsável pelo Ambulatório de Cardiopatias Congênitas de Alto Risco do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP. Através desse ambulatório, a mortalidade dos pacientes com cardiopatias complexas caiu drasticamente, pois os cuidados diferenciados para esses tipos de cardiopatias são decisivos para se obter bons resultados.
© 2021 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido com 💗 por Agência Nuwe